sábado, 9 de dezembro de 2000

Projecto Democracia, Participação e Empreendedorismo

Resumo

2009 foi o ano Europeu dedicado à criatividade e Inovação, sendo que o ano de 2010, destina-se a explorar as problemáticas ligadas ao combate à pobreza e à exclusão social. Uma vez que o projecto que a Fundação aqui apresenta terá início em Dezembro de 2009, pretendemos apresentar um conjunto de iniciativas que se complementam na exploração de ambos os temas.

Contudo, não podemos deixar de explorar outras temáticas de interesse para os jovens e prioritárias no Programa Juventude, nomeadamente a participação na construção da cidadania e consciência Europeia, preservação ambiental, cultura e costumes das regiões envolvidas. Julgamos pois, que, qualquer trabalho a ser desenvolvido por jovens com menos oportunidades tem de explorar estas dimensões complementares e de extrema importância para a sua construção enquanto indivíduos.

O projecto conta com um conjunto de actividades que começam por ser desenvolvidas pelos jovens nas suas próprias regiões e que culminam com um encontro que tem como tema “Constrói o teu Futuro”, para além da exposição fotográfica, visitas ambientais, contaremos com 4 workshops, 2 que abordarão a temática da participação e democracia e consciência europeia, e outros 2 serão desenvolvidos de acordo com a identificação feita pelos jovens participantes de sectores de potencialidade empreendedora, como forma de combate ao desemprego, pobreza e exclusão social em que serão abordadas as realidades das duas Regiões.

Uma exposição Final que decorrerá em ambas as regiões, pretende dar a conhecer não só todas as actividades e material produzido no ambito deste projecto, como também dar a conhecer o Programa Juventude.
Este projecto tem a duração de 13 meses e contará com a participação de 23 jovens de Portugal e Espanha, sendo que 15 pertencem a duas organizações da Região Autónoma da Madeira e as restantes 8 de duas organizações de Canárias.

Objectivos

A luta contra a pobreza e a exclusão social figura entre os principais objectivos da União Europeia e dos seus Estados Membros. Em Março de 2000, por ocasião do lançamento da estratégia de Lisboa, os Chefes de Estado e de Governo comprometeram-se a dar «um impulso decisivo à eliminação da pobreza» até 2010. Apesar dos esforços desenvolvidos, uma parte significativa da população europeia vive ainda em profunda carência e não tem acesso a serviços de base, como a educação. A pobreza e a exclusão não só afectam o bem-estar das pessoas e a possibilidade de participarem na vida da sociedade como também prejudicam o desenvolvimento económico. A União quer reafirmar a importância da responsabilidade colectiva na luta contra a pobreza, o que envolverá, não só os decisores, mas também os demais intervenientes dos sectores público e privado. O Ano Europeu vai, nomeadamente, procurar dar a palavra a quem vive, no dia a dia, a pobreza e a exclusão social.

Neste sentido e aliando o tema do ano europeu de 2009 “criatividade e Inovação”, a Fundação da Juventude conjuntamente com os outros parceiros, considerou que perante a crise actual e o crescimento do desemprego nos jovens e a sua consequente exclusão social, que seria importante incutir nestes jovens, poder de iniciativa em construir o seu próprio futuro motivando o seu potencial espírito empreendedor, de procura de melhor formação, perfil ou ainda criação do seu próprio emprego.

Contudo, considera-se importante que os jovens em situação de menos oportunidades tenham consciência do que os rodeia, do seu papel na sociedade, no seu meio, e na Europa. Para isso torna-se necessário conhecer não só os seus costumes, tradições, gentes e ambiente como perceberem o sistema democrático e participativo existente em cada uma das Regiões.

A própia interacção entre jovens das duas regiões e o conhecimento da realidade de Gran Canárias e Madeira irá permitir aos seus participantes um crescimento pessoal em todas as suas dimensões, sendo estas não só ao nível dos conhecimentos como também em relação a valores como a tolerância e respeito por outras culturas e realidades.
Pretendemos ainda promover o diálogo aberto entre os jovens dos dois países (Portugal e Espanha), entre estes e os responsáveis ou representantes de decisores, permitindo desta forma a troca de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de outras futuras iniciativas e quem sabe influenciar os decisores políticos a adoptarem politicas de emprego e combate a pobreza que vão de encontro das necessidades dos mais jovens.

Explorando todas estas vertentes temáticas relacionando-as entre si conseguimos ter um projecto que se centra nas prioridades do programa Juventude em Acção.

Plano de Actividades

  • Colocação de um anúncio nos sites institucionais da Fundação da Juventude e respectivos parceiros - Dezembro 2009/ Janeiro 2010
  • Colocação do expositor com a imagem do projecto e do Programa Juventude em Acção nas instalações da Fundação da Juventude – Janeiro 2010 até final do projecto
  • Distribuição de panfletos - Fevereiro/Março 2010
  • Programa de rádio de 30 minutos para divulgar e promover o projecto e Programa Juventude em Acção. Neste programa, pretendemos dar a conhecer as associações envolvidas no projecto “Democracia, Participação e Empreendedorismo” – Dezembro 2009.
  • Programa de rádio de 30 minutos para divulgar e promover o projecto e Programa Juventude em Acção. Neste programa, pretendemos dar a conhecer as associações envolvidas no projecto, fazer um balanço das actividades em curso e promover o Encontro a ser realizado em Março. E dar a conhecer de forma mais detalhada a acção 1.2 do programa Juventude em Acção à população em geral – Fevereiro 2010
  • Programa de rádio de 30 minutos para divulgar e promover o projecto e programa Juventude. Este programa pretende dar a conhecer todas as iniciativas realizadas no Encontro, bem como todos os seus intervenientes e temáticas abordadas, apelar à participação activa da população em geral no fórum de discussão criado através do blogue. O programa Juventude em Acção será abordado na óptica da inclusão de jovens com menos oportunidades – Março 2010
  • Programa de rádio de 30 minutos para divulgar e promover o projecto e programa Juventude. Este programa pretende divulgar a exposição pela população em geral, e resumir todos os passos levados a cabo neste projecto, apelar à participação no blogue, abordar o tema do empreendedorismo e inserção profissional dos jovens e abordar o programa Juventude em Acção como forma de apoio às actividades dos jovens – Abril 2010
  • Programa de rádio de 30 minutos para divulgar e promover os resultados do projecto e Programa Juventude em Acção. Este programa pretende fazer um balanço geral do projecto, divulgar a exposição final, com imagem e todos os materiais produzidos do projecto, bem como promover o programa Juventude em Acção através de testemunhos de jovens que realizaram projectos no âmbito deste programa – Julho 2010
Elaboração de trabalhos sobre o tema “Democracia, Participação e Empreendedorismo

Os trabalhos efectuados pelos jovens visam:

  • Dar a conhecer a organização politica (órgãos de governo próprio) de cada Região.
  • Dificuldades sentidas por viverem numa região ultraperiférica
  • Identificar o sector estratégico de desenvolvimento económico de cada uma das regiões, como forma de combate ao desemprego, pobreza e exclusão social.
  • Dar a conhecer costumes, tradições, ambiente, cultura de cada Região.

Numa primeira fase os jovens irão trabalhar em grupos sobre a sua Região, através de métodos de pesquisa e visita junto das instituições locais e órgãos de governo próprio de cada região. Efectuarão uma visita ao parlamento, com o objectivo de conhecer o primeiro órgão de tomada de decisão da RAM e simular uma sessão plenária, sendo que um técnico do Parlamento acompanhará a visita e dará todas as explicações sobre a história, evolução e funcionamento desta Instituição.

Irão igualmente diagnosticar as dificuldades sentidas por viverem numa região ultra-periférica com base em dados estatísticos locais da realidade social e económica. Também identificarão o sector económico de maior potencialidade empreendedora e de emprego como forma possível de aposta e delineação de politicas de juventude por forma a combater o desemprego e a exclusão social. Os jovens irão igualmente fazer uma recolha dos costumes, tradições e das imagens ambientais mais emblemáticas das suas Regiões.

Encontro – Constrói o teu futuro

Participação e Democracia
Dia 19 de Março de 2010

Exposição Fotográfica (Imagens das instituições e organizações de tomada de decisão de ambas as Regiões, ambiente, costumes e tradições)

Objectivo:
Dar a conhecer aos participantes as realidades das duas Regiões Autónomas em diversas vertentes
Metodologia:
Serão os próprios jovens a fotografar o que consideram de mais emblemático de cada Região, tendo em conta o tema e subtemas propostos. Essas fotografias estarão patentes numa exposição que irá decorrer durante e após o Encontro, no local da sua realização.

Dia 20 de Março de 2010

Workshop: Instituições democráticas na RAM e Canárias

Objectivo:
Troca de conhecimentos sobre a realidade e organização política de cada Região (organização política, composição política partidária, instituições existentes)
Metodologia:
Os jovens irão apresentar trabalhos entre si, usando meios audiovisuais e expositivos sobre o tema.

Workshop - Participação Política, Europa – Condicionalismos da Ultraperiferia

Objectivo:
Dar a conhecer aos jovens a realidade da organização política do Parlamento Europeu, possibilidades de participação na tomada de decisão pelo cidadão europeu, constrangimentos colocados ao cidadão europeu ultraperiférico, como sendo o de Canárias e da Madeira. Dar a conhecer ao especialista/politico as dificuldades sentidas pelos jovens em cada Região ultraperiférica e sensibilizar para os factores do desemprego, pobreza e exclusão social vividas.
Metodologia:
Expositiva e participativa – será convidado um especialista/político em matéria europeia que fará a abordagem sobre a temática. Tendo em conta o trabalho prévio elaborado pelos jovens sobre a temática da ultraperiferia, haverá espaço de debate.

Sector(es) de potencialidade empreendedora como forma de combate ao desemprego, pobreza e exclusão social
Dia 20 de Março de 2010

Workshop - Realidades das Regiões

Objectivo:
Fazer o enquadramento do tema, dando a conhecer a realidade e que futuro do sector em discussão de ambas as regiões, consciencializar os decisores políticos para as dificuldades dos jovens
Metodologia:
Os decisores políticos/responsáveis irão fazer comunicações aos jovens apresentando a realidade do sector e a estratégia a adoptar em ambas as Regiões. Haverá espaço de debate onde os decisores serão questionados sobre as estratégias adoptadas e onde os jovens também irão apresentar as suas dificuldades, tendo em conta o trabalho prévio que elaboraram.

Workshop – Necessidades dos Nichos de Mercado – Perfis e Empreendedorismo

Objectivo:
Dar a conhecer aos jovens as necessidades de formação e perfis desejáveis de potenciais colaboradores e novas empresas de prestação de serviço,como forma de direccionar jovens em situação de exclusão e desemprego, para as potencialidades de negócio ou emprego e formação nesta área.
Metodologia:
Apresentação de comunicações dos diferentes nichos de mercados do sector em análise com vista aos objectivos acima mencionados. Será criado um espaço de debate, de forma a que os jovens possam debater o tema e questionar os oradores.